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Plataforma de Serviços de Interoperabilidade

FAQS - Perguntas frequentes

A Plataforma de Serviços de Interoperabilidade disponibiliza serviços web que são utilizados pelas entidades empregadoras, ou pelos seus representantes, através do software de gestão de RH para estabelecer uma comunicação direta e segura de dados com a Segurança Social Direta.

Essa situação não é possível. Os serviços disponíveis são acessíveis por meio de um software de gestão de RH.
Caso o software não os integre, será necessário desenvolver a comunicação com os serviços.

Para utilizar a Plataforma de Serviços de Interoperabilidade, é necessário aderir previamente à Segurança Social Direta (SSD). Após a adesão, terá acesso automático aos serviços da PSI, utilizando as credenciais da SSD.

Para testar os serviços disponíveis na Plataforma de Serviços de Interoperabilidade terá de aceder ao ambiente de Qualidade, onde pode testar os serviços sem que tenha impacto na realidade. Os serviços existentes nos dois ambientes – Produção e Qualidade - são iguais.

Os dados existentes no Ambiente de Qualidade são os que cada uma das entidades insere no decorrer dos testes que realiza aos serviços da plataforma, complementados com as cópias dos dados de produção, para assegurar maior confiança e segurança antes de qualquer passagem a produção.

Para realizar testes, em Ambiente de Qualidade, terá de manifestar essa intenção ao Instituto de Informática, I.P. Para este efeito deve solicitar um acesso através do seguinte endereço eletrónico suporte-psi@seg-social.pt incluindo os seguintes dados:
• Número de Identificação da Segurança Social (NISS);
• IP a partir do qual vão ser realizados os testes;
• Identificação de quem faz o pedido: nome e contacto telefónico

O Ambiente de Qualidade da Plataforma de Serviços de Interoperabilidade pode apresentar momentos de indisponibilidade diariamente entre as 12h e 15h/16h, pelo que é aconselhado realizar o acesso a este ambiente fora desse período horário.

O erro 401 indica que a autenticação falhou. Recomendamos que verifique se a palavra-passe introduzida está correta. Teste o login na Segurança Social Direta (SSD) e, se bem-sucedido, utilize a mesma palavra-passe para aceder à plataforma.
Caso o erro persista, atualize a sua palavra-passe na SSD e tente novamente aceder à plataforma com as novas credenciais.

O erro 403 indica que o acesso ao serviço não é permitido.
Consulte o suporte técnico suporte-psi@seg-social.pt para verificar se tem permissões para utilizar o serviço.